Eterno Poema de Amor a Beleza

Eterno Poema de Amor a Beleza

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Campina Grande - Destaque na França


Campina Grande em destaque no CCSTI em Paris





Uma exposição em cartaz no maior museu de ciência da Europa, o Cité des Sciences et de l'Industrie (Cidade das Ciências e da Indústria) aponta Campina Grande como uma das duas únicas cidades da América Latina com destaque na inovação tecnológica mundial. A outra é São Paulo.
O Cité des Sciences et de l'Industrie fica no coração do Cultural Center of Science, Technology and Industry (CCSTI), em Paris, e recebe cerca de 5 milhões de visitantes a cada ano.
Intitulada Geografia de Inovação Tecnológica no Mundo, a exposição mostra, em um enorme mapa, as 59 cidades que desempenham papel decisivo no fomento da pesquisa científica e tecnológica do planeta.
Em 2001, Campina Grande já havia sido eleita pela revista americana Newsweek como uma das nove “Tech Cities” do mundo, devido à sua importância nas áreas da informática e da eletrônica, especialmente no desenvolvimento de softwares.
Todo esse sucesso é resultado da formação de uma sólida base acadêmica, iniciada ainda nos anos 60, quando a atual Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), então Escola Politécnica, adquiriu um dos cinco primeiros computadores em universidades do país (primeiro do Norte-Nordeste), dando origem aos atuais cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de engenharia elétrica e computação.
Nas últimas duas décadas, pesquisas realizadas nos laboratórios da UFCG têm sido cada vez mais reconhecidas e se destacado no cenário internacional, como exemplo os projetos de circuitos integrados, de IP-cores, como o chip MPEG-4 já bastante conhecido do público cuja eficácia e eficiência lhe conferiram dois prêmios, um do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 2005, o título de melhor projeto técnico-científico do Brasil. E o outro em 2006, o prêmio Best Design IP/SoC Conference, durante conferência internacional realizada na França. O chip foi desenvolvido no Laboratório de Arquiteturas Dedicadas (LAD) da Universidade Federal de Campina Grande, através do programa Brazil IP Network. Atualmente os desenvolvedores do MPEG-4 fazem parte do LINCS - Laboratório para Integração de Circuitos e Sistemas
Essa formação de recursos humanos qualificados e a implementação de ações voltadas para o desenvolvimento de novos empreendimentos, através do processo de incubação de empresas de base tecnológica, consolida Campina Grande como um dos mais importantes pólos de tecnologia do mundo.

Com Ascom UFCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário