Eterno Poema de Amor a Beleza

Eterno Poema de Amor a Beleza

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PARAIBA DE A a Z - ALAGOA GRANDE

HISTÓRIA

O nome do município de Alagoa Grande, na Paraíba, é escrito em um forma arcaica de português, já que atualmente não se escreve mais a palavra lagoa com a preposição “a” inicial.

Como cidade da Região do Brejo da Paraíba (isto é, uma região intermediária entre o Litoral e o Sertão, situada na encosta da Serra da Borborema que recebe os ventos alísios úmidos do Atlântico e tem uma cobertura vegetal de Mata Atlântica)

Sua população é de 28.482 habitantes. Área territorial de 320,558 km². (IBGE 2010)

O município da Região do Brejo da Paraíba era parte integrante do município de Areia até meados do século XIX, quando se tornou independente como Município, e terra do genial Jackson do Pandeiro, (José Gomes Filho), do estadista Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Melo e da líder sindical Margarida Maria Alves – entre outras personalidades.

A origem da denominação do Município vem de uma grande lagoa, localizada no centro da cidade, a Lagoa do Paó, também conhecida como Lagoa Grande,  Alagoa (substantivo feminino) tem o mesmo significado que Lagoa.

Neste município se localiza a comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos, herança dos negros que ajudaram no crescimento econômico e cultural da cidade.

Originariamente, Alagoa Grande pertenceu a Mamanguape, pois foi de lá que partiu a primeira expedição a penetrar em seus território, em 1625, comandada pelo português Manoel Rodrigues.

CIDADE MARCADA POR UMA TRAGÉDIA RECENTE

Em 17 de junho de 2004, rompeu-se a barragem Camará (localizada no município de Alagoa Nova, a aproximadamente 140 km de João Pessoa), construída três anos antes no Rio Mamanguape. O rompimento da barragem elevou o nível do Mamanguape em mais de cinco metros, inundando tanto Alagoa Nova como Alagoa Grande, rio abaixo. Nesta, em alguns pontos, a água atingiu quase dois metros de altura dentro das casas.
A ponte que ligava a cidade aos municípios de Areia e Alagoa Nova foi destruída e levada pelas águas. Mulungu e Alagoa Grande, que têm ao todo cerca de 45 mil moradores, ficaram sem água, energia elétrica e telefone.
O total de desabrigados foi calculado em aproximadamente 1.600 pessoas.

BELAS IMAGENS DESTA HISTÓRICA CIDADE


Teatro Santa Ignês


Praça Central


Pandeiro


Memorial Jakson do Pandeiro


Lagoa


Casa de Margarida


Centro Histórico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alagoa_Grande
http://www.alagoagrande.pb.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário